Sementes de chia: casas e sangue e intestinos.

Você sabia que as sementes de chia estão entre os superalimentos mais eficazes contra prisão de ventre, colesterol, diabetes e sobrepeso?Aqui estão quatro receitas para tirar o máximo dela.

As sementes de chia são as sementes de uma planta, a Salvia hispanica, que pertence às Lamiaceae, assim como a hortelã, a lavanda e a sálvia, fazem parte dos superalimentos, alimentos que possuem um teor de substâncias valiosas para a saúde, como vitaminas, sais, enzimas, antioxidantes, fibras, etc. , alimentos acima da média. Por exemplo, para o mesmo peso, essas sementes têm um teor de ômega3 maior do que o salmão e cálcio do que o leite, o que é suficiente para torná-las um superalimento.

  • As propriedades estão intimamente relacionadas à presença em sementes de excelentes quantidades de gorduras boas.
  • Fibras.
  • Proteínas.
  • Cálcio.
  • Magnésio.
  • Etc.
  • Entre as quais estão anti-colite.
  • Anti-colesterol e perda de peso.
  • Além da ação preventiva do diabetes e osteoporose.
  • E a ação anti-inflamatória do revestimento gástrico e reequilíbrio hormonal em mulheres pré e menopausais.
  • Além disso.
  • Essas sementes reduzem a pressão arterial.
  • Fortalecem cabelos e unhas.
  • Combatem radicais livres e envelhecimento.
  • Bem como rugas e imperfeições da pele.
  • Abaixo estão os nutrientes das sementes de chia que as tornam tão importantes para a saúde.

As sementes de chia são particularmente ricas em ácidos graxos essenciais Ômega3, que representam aproximadamente 20% da semente. Essas gorduras? Eles são conhecidos por sua ação protetora no coração e cérebro e além. De fato, os ômega-3 têm efeitos benéficos no humor, ajudam a combater a depressão leve, reduzem a dor associada à artrite, osteoartrite e reumatismo em geral, ajudam a regenerar a pele, fortalecer a função cerebral, prevenir a doença de Alzheimer e reduzir o risco de colesterol.

As sementes de chia são uma rica fonte de fibras dietéticas particularmente solúveis, ou fibras que nutre a flora bacteriana intestinal e regula o intestino, tornando-as adequadas tanto para constipação quanto para diarreia, e sua ação emoliente as torna úteis na presença de estados inflamatórios do trato gastrointestinal em geral.

Para ativar as fibras das sementes de chia, elas devem ser colocadas em um líquido (leite, bebida vegetal, água, etc. ) ou em iogurte por pelo menos uma hora antes de serem alugadas, desta forma as sementes absorvem parte do líquido em que estão imersas (até 10 a 12 vezes o seu peso) e tornam-se gelatinosas. A gelatina formada é feita de fibras solúveis e pode encher o estômago, aumentando a sensação de plenitude e absorvendo algumas das gorduras, colesterol e açúcares absorvidos pelos alimentos, reduzindo sua absorção Isso é benéfico para a linhagem e contribui para a prevenção da síndrome metabólica, caracterizada pelo excesso de peso (especialmente com gordura abdominal), altos níveis de colesterol, açúcar e triglicérides (gorduras) no sangue , resistência à insulina e níveis elevados de pressão arterial.

Recentemente, isoflavonas também foram identificadas entre os diversos componentes das sementes de chia, substâncias antioxidantes (efetivamente neutralizar o envelhecimento precoce e os transtornos que a caracterizam) e fitoestrogênios, ou seja, reduzir problemas devido à deficiência de estrogênio, bem como aqueles causados pelo excesso. Em geral, as mulheres necessitadas e pós-menopausa precisam e muitas vezes transmitem através da soja e seus derivados. As sementes de chia, devido à sua riqueza em isoflavonas, podem ser usadas como uma alternativa válida à soja por aqueles que são intolerantes ou alérgicos a este alimento. ou que tomam medicamentos para tireoide.

Além de boas gorduras e fibras, as sementes de chia também são caracterizadas pelo seu alto teor de cálcio (600 mg por 100 g), aproximadamente 5 vezes mais do que uma quantidade igual de leite (125 g por 100 g), pois essas sementes também contêm magnésio, seu cálcio é mais facilmente assimilado e pode, portanto, ser considerado um alimento útil para mulheres na pré e menopausa , em risco de osteoporose devido à deficiência de cálcio, devido a intolerância ou problemas de alergia, ou porque os veganos não bebem leite. , lembramos a riqueza de proteínas (cerca de 20%), útil para nutrir músculos e queimar mais calorias; ferro, necessário para oxigenar sangue; Em selênio antioxidante útil para a pele; Em vitaminas B e vitaminas C e E, que atuam em sinergia com selênio graças às suas propriedades antioxidantes.

Por serem naturalmente sem glúten, as sementes de chia podem fazer parte da dieta celíaca ou serem sensíveis ao glúten, um composto proteico encontrado no trigo, cevada, centeio, espelta, espelta e khorasan. Também pode ajudar a regenerar o revestimento intestinal e as boas bactérias que o povoam, enfraquecido pelo glúten.

Essas sementes benéficas também podem ser usadas por gestantes para a prevenção de prisão de ventre, um problema muito comum durante a gravidez, e para enriquecer a dieta com elementos como Ômega3, ácido fólico e ferro que também são úteis para o desenvolvimento fetal.

Essas sementes, a uma taxa de 5 a 10 g diárias, podem ser incluídas na dieta da criança, desde o primeiro ano de vida, na forma de pudins ou smoothies, ou adicionadas ao iogurte, sendo especialmente úteis contra a prisão de ventre, especialmente quando a criança rejeita vegetais e tem uma dieta de baixa fibra.

Um adulto pode consumir até 25 g de sementes de chia por dia, lembrando que elas devem ser tomadas cruas e sempre adicionadas a um elemento líquido.

Se as doses indicadas não forem excedidas, raramente há problemas, principalmente por causa da sensibilidade individual ou da baixa tolerância das fibras, mesmo as solúveis. Os medicamentos não devem consumir sementes de chia dentro de duas horas e seguir a medicação.

Você pode comprar sementes de chia em lojas de alimentos saudáveis, lojas de alimentos orgânicos e alguns supermercados, se possível sempre escolher um produto orgânico. Se armazenados longe da luz e em um lugar fresco e seco, eles duram muito tempo.

Essas pequenas sementes pretas, com um sabor que vagamente se assemelha ao de avelãs, podem ser usadas no café da manhã, adicionando-as ao iogurte, kefir, leite ou bebidas vegetais alternativas. Você também pode adicionar bolos e biscoitos ou outros produtos assados a ingredientes líquidos (se desejar, 1 colher de sopa de sementes de chia pode substituir 1 ovo por uma massa de bolo ou biscoitos), sopas, minestrone, aveludado, risoto, almôndegas, recheios e recheios.

No mercado também é possível encontrar sementes de chia reduzidas à farinha, para serem utilizadas na produção de pães, sobremesas assadas, para engrossar sopas, cremes, smoothies, etc.

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